Como dormir bem na terceira idade?

O sono é restaurador e contribui para uma longevidade saudável. Enquanto dormimos, o organismo passa por processos fisiológicos importantes para o bem-estar físico e mental. Como está o seu sono?
Os idosos geralmente têm o sono mais leves e com mais interrupções, e sabemos que, a qualidade do sono é muito importante e evita doenças, além de proporcionar mais disposição durante o dia.
Segundo a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, “A melatonina, hormônio responsável pela regularização do sono, tem o seu pico máximo de produção no ser humano aos 3 anos de idade. Com o envelhecimento, a sua produção vai diminuindo. Aos 60 anos, o corpo possui metade de melatonina de alguém com 20. Ao chegar aos 70 essa porcentagem é quase nula”. Mas, com alguns ajustes na rotina é possível ter um sono de qualidade, necessário para todas as fases da vida.
Confira algumas dicas para dormir bem na terceira idade
1 - Estabeleça horários para dormir e acordar, mesmo aos finais de semana e crie uma rotina. O ideal é dormir com qualidade por no mínimo 7 horas.
2 - Não faça sonecas longas durante o dia, elas podem atrapalhar o sono profundo e reparador da noite.
3 - Evite comer e beber perto do horário de dormir. A digestão dos idosos é mais lenta e pode causar refluxo e desconforto.
4 - Faça atividades físicas durante o dia, sempre seguindo orientações médicas. Os exercícios promovem um sono mais relaxado.
5 - Desconecte-se, desligue os sons e apague as luzes minutos antes de dormir. Evitar luz e claridade ajuda na produção de melatonina.
6 - Utilize colchão e travesseiro ideais para o seu biotipo, para o melhor alinhamento da coluna, evitando assim dores nas costas e articulações.
Confira neste post: Colchões com alto suporte de peso para todos os biotipos.
7 - Fique atento aos sinais de uso do colchão e travesseiro, caso tenha marcas de uso, como afundamento e marcas de bolor, é necessário realizar a troca. O travesseiro tem o prazo de validade de 2 anos e o colchão de 5 a 8 anos.
8 - Opte por colchões produzidos com matérias-primas que protegem contra alergias e evitam acúmulo de ácaros e mofos. A Fabrispuma trabalha com diversos modelos de colchões com tecnologia que protegem os usuários de doenças respiratórias.

Essas dicas irão te ajudar a ter ótimas noites de sono durante a melhor idade. Caso tenha algum distúrbio de sono, como: apneia, insônia, sonambulismo, entre outros, consulte um médico para receber orientações adequadas.
Nos acompanhe também no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest e TikTok, para mais dicas.
Por: Joseana Alcalá