25/10/2022

5 Dicas para cuidar do seu colchão

Os cuidados com o colchão são importantes para manter o conforto e a resistência durante sua vida útil. Investiu em um colchão novo? Corre conferir essas dicas de conservação e higiene para mantê-lo novo por anos.

1 - Gire e vire o colchão

O giro do colchão é recomendado para manter o formato e um desgaste uniforme, o ideal é girar ou virar uma vez por mês.

Os colchões de molas precisam ser girados somente na horizontal, ou seja, girar os pés para a cabeça e vice-versa. Já o colchão de espuma pode ser virado, virando o lado de baixo para cima.
Para evitar a deformação do colchão não é recomendado dobrar e sentar no colchão para amarrar o sapato, assistir TV ou ler um livro.

2 - Use um protetor de colchão

 

Um dos cuidados mais simples e prático é o uso do protetor de colchão, ele evita o acúmulo de poeiras e sujeiras. O modelo mais indicado é o protetor de colchão impermeável, que também evita a transferência de umidade para o colchão, mantendo o seu colchão sempre limpo, sem bolor e manchas.

Dê preferência para os modelos com elástico e em malha, que facilitam no dia a dia e não fazem barulho. É importante também lavar com frequência para manter sempre limpo e livre de ácaros.

3 - Troque a roupa de cama regularmente

Dormir em uma roupa de cama de qualidade e limpa proporciona muito mais conforto e um descanso restaurador.

Durante a noite, mesmo em dias mais frios é comum o corpo transpirar e transferir suor e cheiro para a roupa de cama e há também o acúmulo de poeira no tecido ao longo dos dias de uso. Sendo assim, o ideal é fazer a troca da roupa de cama uma vez por semana.

 

 

4 - Higienize

A limpeza do colchão é um dos principais fatores para manter o conforto e as noites de sono com uma respiração tranquila. Utilize o aspirador para tirar a poeira da superfície do colchão e do box, passe com suavidade para não danificar.

No caso de manchas pode ser higienizado em casa com uma misturinha de álcool ou vinagre de álcool/maçã e água, passe a mistura com pano ou esponja, deixe agir por 10 minutos e aguarde estar totalmente seco.

Existem também empresas especializadas em limpeza e higienização a seco de colchões, para os casos que não é possível realizar a limpeza em casa.

5 - Deixe o ambiente arejado

Deixar o ambiente do colchão arejado, com circulação de ar natural e luz solar, é recomendado para que o colchão não fique úmido e não tenha proliferação de ácaros e fungos.

Sempre que possível deixe as portas e janelas abertas e o colchão por algumas horas sem protetor e sem lençol para receber ar.

Esses são os principais cuidados para garantir a qualidade do seu colchão, recomendamos também que verifique as dicas do fabricante.

Lembrando que a vida útil do colchão depende de muitos fatores, como: qualidade, matérias-primas e também o clima da região.

Na Fabrispuma você encontra colchões de molas e de espuma com densidades variadas. Conheça neste post as melhores marcas de colchões e escolha o modelo ideal para o seu biotipo.

Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest, TikTok. Nos acompanhe por lá!

Por: Joseana Alcalá